Trajetória de Anita Costa Beber vira foco de sessão na Câmara de Santa Maria

Jaqueline Silveira

Trajetória de Anita Costa Beber vira foco de sessão na Câmara de Santa Maria

Foto: TV Câmara (Reprodução)

No seu quinto mandato na Câmara de Santa Maria, a vereadora Anita Costa Beber (Progressistas) não costuma ir com tanta frequência à Tribuna, mas, na sessão de quinta-feira (6), ela fez uma longa manifestação no púlpito para defender a criação no calendário de eventos da cidade a Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino, proposta de sua autoria. Na oportunidade, ela fez uma retrospectiva de sua trajetória como mulher, mãe, empresária e política.

— Eu quero contar a minha história para dizer que a mulher é uma empreendedora. Se ela quer, ela consegue. A mulher tem de sempre buscar sua independência financeira — justificou Anita, de 76 anos.

Dona de uma fábrica de facas no Distrito de Arroio Grande há muitas décadas, ela abriu um ateliê e costurou para estilistas renomados de Santa Maria, como João Goldmann. Só deixou esse trabalho para assumir a subprefeitura de Arroio Grande a convite do prefeito da época José Haidar Farret. Já como vereadora, ela foi a primeira mulher a comandar a Câmara e chegou a assumir de prefeita nas ausências do prefeito Valdeci Oliveira (PT) e de Werner Rempel (PT, à época) no segundo governo do petista.

A discussão da proposta da vereadora do Progressistas acabou se transformando em uma homenagem à própria Anita. Vários parlamentares, inclusive de ideologias opostas, foram à Tribuna destacar a trajetória dela, que ficou emocionada com as manifestações dos colegas. Marina Callegaro e Helen Cabral, do PT; Pablo Pacheco e Roberta Leitão, do Progressistas; Rudys Rodrigues e Tubias Callil, do MDB; e Tony Oliveira (Podemos) se pronunciaram. “Por que não chamarmos o projeto de lei de lei Anita Costa Beber? Que trouxe o seu exemplo de vida, que, para mim, particularmente, é o exemplo do verdadeiro feminismo, é o exemplo verdadeiro da força da mulher”, elogiou Pacheco, companheiro de partido de Anita.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Aprovado na Câmara projeto que permite doações de empresas a escolas em Santa Maria

Há 30 anos, Bolsonaro virava ‘persona non grata’ em Santa Maria devido a pedido de Paulo Pimenta Próximo

Há 30 anos, Bolsonaro virava ‘persona non grata’ em Santa Maria devido a pedido de Paulo Pimenta

Geral